MANEJOS



4º) ALIMENTAÇÃO:
As sementes deverão constar na alimentação diária em todas as fases da criação. Sempre forneça 50% Alpiste, 30% de Painço, 10% de senha e 10% de arroz em casca. Poderá ser acrescentado também, Painço branco, Painço verde, Perla, Níger, Aveia, Girassol e Cânhamo.
As sementes são uma das maiores fontes de doenças de um plantel, pois se armazenadas incorretamente ou ficarem velhas geram fungos ( mico toxinas ), deverão ser adquiridas de um fornecedor conhecido e que tenha boa rotatividade nas vendas para garantir sementes novas . Não estocar sementes pôr mais de 30 dias.

Verduras e Legumes:
As verduras podem ser (almeirão ,chicória ,espinafre ,catalonia ) e legumes ( milho, abobrinha, jiló ) poderão ser dados ocasionalmente durante todas as fases da criação. O grande cuidado a se tomar são com as verduras, pois deverão ser bem lavadas.

Farinhada:
A farinhada pode ser encontrada facilmente em lojas especializadas em aves e pássaros, e deverá ser dada de 2 a 3 vezes pôr semana no período de manutenção e diariamente no período da muda de penas e reprodução. Não deixar a farinhada disponível pôr mais de 6 horas, pois ela se deteriora. Cuidado para não deixar as aves obesas, pois elas dificilmente procriam quando muito gordas.

Areia:
Os criadores sabem que as aves em geral não possuem dentes. Como nos curiós, o processo de digestão ocorre quando os músculos da moela se contraem triturando os grãos de alimentos ingeridos; e é nesse processo que a areia desempenha um papel fundamental. É a areia que permite a "trituragem" que antecede à digestão e proceda de maneira completa, permitindo que a ave possa extrair do alimento todo o seu valor nutritivo. A areia que é ingerida pela ave vai para moela, fazendo às vezes dos dentes, ajudando a trituragem e digestão dos alimentos. Por esta razão o curió deve sempre ter à sua disposição areia própria para pássaros.
A areia deve permanecer diariamente, pois as aves saberão quanto e quando se alimentar.
Receita de Areia para complementação de minerais
40% de areia branca lavada 30% de casca de ovo torrada e moída
20% de casca de ostra moída
5% de carvão vegetal moído.
5% de sal grosso ( tipo churrasco)
Cedida por Isair Alves
Elaborada pelo
veterinário:
Dr. Edison Amorim de Castro

5º) MANEJOS:
No dia-a-dia – Maneja – se com, farinhada premiun CC-2030, mineral da PRESTIGE, canjiquinha de milho, água filtrada e higiene absoluta.Na mistura de sementes, por quilo – 2 gramas de antifungo (PROPIONATO DE CALCIO ou similar) – 2 granas de MYCOSORB.Na farinhada, por quilo – 2 gramas de antifungo – 2 Gramas de MYCOSORB – 2 gramas de AMINOSOL pó – 10 gramas de farinhada de minhoca – 5 gramas de SPIRULINA.No mineral, por 2,5 quilos – 1 envelope de enterex.Na água de beber – AMINOSOL Líquido ou glicopan, uma semana por mês, conforme indicado - VITASOL COCCIDEX, 1 grama por litro de água, durante 3 dias, a cada e meses – BAYCOX, 20 gotas por litro de água, durante 3 dias, a cada 6 meses.Na muda de penas – MUTA-VIT, da ORLUX, conforme indicado.Depois da muda – AVITRIN VERMIFUGO, conforme indicado.Na reprodução – FERTI-VIT, da ORLUX, conforme indicado.

6º) ACASALAMENTO:
PRIMEIRO É PRECISO ESTIMULAR A FEMEA COLOCANDO O NINHO NA GAIOLA E FIAPOS DE SINZAL OU RAIZES FINAS NA GRADE DA GAIOLA.
FAZE O RECONHECIMENTO E NAMORO DO CASAL.
DE 3 EM 3 DIAS VC COLOCA A GAIOLA DO MACHO DA SUA PREFERENCIA AO LADO DA FEMEA QUE VOCÊ PRETENDE ACASALA COM ELE, PRA ELES SE VEREM POR ALGUMAS HORAS E SE ACUSTUMAREM UM COM O OUTRO, E DEPOIS ESCONDE LO NOVAMENTE,
3 DIAS DEPOIS FAZ TUDO NOVAMENTE, FAÇA ISSO ATE PERCEBER Q ELA ESTA SE ABAICHANDO ABRINDO AS ASAS E LEVANDO O RABO QUANDO ESCUTA ELE CANTAR SEM O VER, AI VC COLOCA A GAIOLA DO MACHO AO LADO DA GAIOLA DA FEMEA COM OS PASSADORES JÁ ABERTOS TAMPADOS APENAS COM UMA DIVISÓRIA DE MADEIRA PAPELÃO OU PVC, QUE EMPEÇA A VISUALIZAÇÃO TOTAL DO CASAL, QUANDO ELE CANTAR VC PUXA A DIVISORIA DE MANEIRA QUE Ñ ASSUSTE OS PÁSSAROS, O MACHO VAI PASSAR PARA A GAIOLA DA FEMEA PARA FAZER O ACASALAMENTO E RETORNARÁ PARA GAIOLA DELE IMEDIATAMENTE.
NESSE PERIODO VC DEIXAR AS GAIOALAS COMO ESTAM, SEPARADS APENAS COM ADIVISORIA PARA ALGUMAS HORAS DEPOIS FAZER O ACASALAMENTO NOVAMENTE POR MAIS DUAS VEZES TOTALIZANDO TRES CRUSAMENTOS.

Por, Junior Floquet
Um detalhe que devemos salientar é que a fêmea pode vir a bater no macho após a gala. Por esse motivo, criadores profissionais utilizam gaiolas especiais para acasalar. Uma chamada de gaiola galadeira, é utilizada para fazer o acasalamento, essa gaiola fica acoplada na gaiola criadeira da fêmea e assim quando acopladas, uma pequena abertura na gaiola do macho e da fêmea permite ao macho no momento que a fêmea pedir gala ele vá sozinho para a gaiola da fêmea e ao terminar a gala ele volta sozinho para a sua gaiola, porque a fêmea irá ficar agressiva após a gala.

Postura
Os Curiós botam na média de 1 a 3 ovos por postura, porém normalmente botam 2 ovos. Dificilmente botam 3 ovos.

MELHORANDO A SAÚDE E A RESISTÊNCIA DAS FÊMEAS
Em maio/junho, após terminarem a muda de penas, as fêmeas poderão ser soltas, todas juntas, num grande viveiro, parcialmente coberto ou que possa ser coberto todas as noites para que fiquem expostas às variações da natureza tais como: sol, chuva, vento, calor, etc.…Isto reativará ou aumentará a resistência natural das fêmeas, fortalecendo-as para o próximo período de postura e parte desta melhora na saúde, será transmitida geneticamente para os filhotes.


MusicPlaylist

3 comentários:

  1. Minha fêmea não aceita meu cúrio o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  2. Meu curio nao que camta o que eu faso

    ResponderExcluir
  3. https://www.facebook.com/groups/454503514721112/

    ResponderExcluir